Dr. Alexandre Ventura

 

O Dr. Alexandre Ventura iniciou a sua formação no Colégio Marista São Luís em Recife, Pernambuco e finalizou em escola pública Norte Americana, na cidade de Oskaloosa, estado de Iowa, quando foi bolsista do Rotary Internacional nos Estados Unidos.

Logo após sua formatura em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), iniciou sua Residência Médica em Oftalmologia de 3 anos na Fundação Altino Ventura (FAV). Em seguida, já de posse do Título de especialista em Oftalmologia homologado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizou uma série de aperfeiçoamentos em Retina e Vítreo, Uveítes, Doutorado e Pós-Doutorado que duraram mais 5 anos.

Fez Fellow de Uveítes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na área de Retina e Vítreo podemos citar os seguintes Fellows: University of Toronto (UofT) – Canadá; na Universidade Federal de Goiás (UFG); no Centro Brasileiro da Visão (CBV) e Universidade de Brasília (UnB), onde obteve seu grau de Doutor em Medicina / Oftalmologia na área de Degeneração Macular e drogas de uso intraocular; e finalmente, no Cole Eye Institute – Cleveland Clinic Foundation, Estados Unidos, onde realizou seu Pós Doutorado com ênfase na cirurgia ocular micro invasiva e nas doenças vasculares da retina (ex: retinopatia diabética, tromboses da retina e degeneração macular).

Trabalha como revisor dos principais periódicos nacionais e internacionais da sua área de atuação, é membro de alguns conselhos editoriais e autor de vários artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, é autor do único livro de Oncologia Oftalmológica escrito na língua portuguesa e de outras dezenas de capítulos de livros de temas variados da oftalmologia atual. Participante assíduo de congressos nacionais e internacionais sendo frequentemente convidado como palestrante nas áreas de Retina e Vítreo, Catarata e Uveítes, já tendo proferido mais de 200 palestras.

Foi professor do departamento de oftalmologia da Faculdade de Medicina de Campina Grande-PB; orientador de Fellows de Retina da UFG e do CBV; orientador dos médicos residentes do Hospital de Base de Brasília-DF, UFMG, UFG e do Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL) em Recife-PE, onde coordenou toda a residência médica e curso de especialização. Foi também membro do Staff de Retina do CBV e Diretor dos Departamentos de Retina, Catarata e Uveítes do HOSL.

Atualmente é Vice-Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), é Coordenador e Fundador do Curso de Lideranças do CBO e integrante da atual diretoria do CBO, contudo já fez parte de diversas comissões deste respeitado órgão máximo da Oftalmologia Nacional. Já presidiu a Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco – SOPE, ainda é membro efetivo de diversos Advisory Boards e consultor de importantes empresas oftalmológicas. É Diretor do IOFV – Instituto de Olhos Fernando Ventura, Recife-PE; e Diretor do CEVIPE – Centro da Visão de Pernambuco, Paulista-PE

No que tange a experiência profissional prática, Dr. Alexandre Ventura já possui na sua vida oftalmológica mais de 20.000 procedimentos realizados. É pioneiro na região de técnicas cirúrgicas de retina micro invasivas, que não requer necessidade de suturas; foi o primeiro no estado a implantar as lentes Trifocais e Trifocais Tóricas, consideradas as melhores da atualidade para correção da catarata e presbiopia concomitantemente; precursor em Pernambuco e um dos mais experientes do Brasil no uso de drogas intra vítreas no tratamento de diversas patologias da retina e mácula.

 

Áreas de interesse:

Doenças da Retina

Injeções intraoculares

Cirurgias da Retina micro invasivas

Catarata e lentes intraoculares especiais

Uveítes e Oncologia

Ensino na Oftalmologia

 

FILIAÇÃO EM SOCIEDADES CIENTÍFICAS

AAO: American Academy of Ophthalmology

ALACCSA-R: Latin America Society of Cataract and Refractive Surgeons

ARVO: Association for Research in Vision and Ophthalmology

ASCRS: American Society of Cataract and Refractive Surgery

ASRS: American Society of Retina Specialists

BRASCRS: Sociedade Brasileira de Catarata e Implante Intraoculares

CBO: Conselho Brasileiro de Oftalmologia

CREMEPE: Conselho Regional de Medicina de Pernambuco

ESCRS: European Society of Cataract & Refractive Surgeons

EURETINA: European Society of Retina Specialists

SBAO: Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia

SBO: Sociedade Brasileira de Oftalmologia

SBRV: Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

SBOO: Sociedade Brasileira de Oncologia Ocular

SBU: Sociedade Brasileira de Uveítes

SIMEPE: Sindicato dos Médicos de Pernambuco

SNNO: Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia

SOPE: Sociedade de Oftalmologia de Pernambuco

SPEIO: Pan-American Ocular Inflammatory Disease Society

SPRV: Pan-American Society of Retina and Vitreous

PAAO: Pan-American Association of Ophthalmology